Integridade permeia nossos valores. Nosso Manual de Conduta reforça nosso compromisso de uma cultura ética na forma como conduzimos nossos negócios.

Desta maneira, o Alô Agropalma é o mecanismo que nos permite ouvir qualquer pessoa em nossa cadeia de valor, sobre qualquer preocupação, demanda ou ocorrência de não-conformidade em nossas operações.

Incentivamos nossos colaboradores e pessoas interessadas a se manifestarem, caso percebam qualquer incidente de assédio, discriminação, abuso de poder, intimidação, fraude, corrupção ou conflito de interesses. Isso inclui qualquer comportamento que vá contra nosso Manual de Conduta e Política de Responsabilidade Socioambiental.

Você pode nos ajudar relatando quaisquer problemas de não conformidade, por meio do nosso canal Alô Agropalma. Operado de forma imparcial, oferece anonimato, se você desejar.

O Procedimento de recebimento, resposta, negociação e solução de queixas e reclamações é um documento mutuamente acordado para lidar com queixas e reclamações, que é implementado e aceito pelas partes interessadas da Agropalma. O objetivo é a resolução de disputas de maneira eficaz, oportuna e apropriada, sem risco de represália ou intimidação.

Para acompanhar o status do seu registro, acesse o Monitoramento de Registros do Alô Agropalma.

 

Perguntas frequentes:

  • Por telefone 0800 709 0706 para ligações externas (ligação gratuita)
  • Por ramal 8213 para ligações internas (ligação gratuita)
  • Por E-mail ([email protected]ou [email protected])
  • Por carta ou ofício (Rodovia PA-150. KM-74, Zona Rural S/N. Caixa Postal 108. CEP 68695-000 – Agropalma Tailândia. Tailândia – Pará)
  • Pelas portarias da empresa, através do Formulário de Partes Interessadas disponível
  • Pelos colaboradores treinados, que estejam conduzindo atividades de diálogo nas comunidades e nos programas de agricultura familiar e produtores integrados através Formulário de Partes Interessadas disponível

Colaboradores diretos e terceiros, comunidades vizinhas, órgãos públicos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, clientes e qualquer outra parte interessada.

Você pode usar o canal Alô Agropalma para relatar qualquer suspeita de violação ao Manual de Conduta, à Política de Responsabilidade Socioambiental da Agropalma ou a alguma legislação brasileira; comportamentos que indiquem fraude, conflito de interesse, desperdícios de recursos, preconceito ou discriminação, assédio moral, assédio sexual, abuso de poder, entre outros.

Você também pode utilizar o canal para relatar elogios, sugestões de melhoria ou questionamentos gerais.

Queremos que você sinta liberdade para relatar ou perguntar qualquer dúvida ou apontamento. Isso nos dá a oportunidade de explicar como conduzimos nossos negócios.

De toda forma, fofocas, denúncias falsas, divergências de opinião e assuntos relacionados a férias e demais benefícios de trabalho devem ser evitados ou levados diretamente aos gestores da área ou time de Gente e Gestão.

Além disso, situações de emergência que exijam um retorno ou ação imediatos, como acidentes de trabalho ou incidentes ambientais devem ser relatados diretamente a qualquer gestor da empresa.

Reporte sua preocupação mesmo que não esteja 100% seguro de que tenha ocorrido uma má conduta. Preferimos receber um relato sobre uma situação que, em última análise, não represente má conduta, do que deixar um possível comportamento antiético passar despercebido.

Queremos que você relate preocupações sempre que observar comportamentos que acredita violarem os princípios do Manual de Conduta, da Política de Responsabilidade Socioambiental da Agropalma ou de alguma legislação brasileira. Quanto antes tomarmos conhecimento sobre possíveis más condutas, mais rápido poderemos investigar a situação. Se você tem uma preocupação quanto à conduta de qualquer colaborador nosso ou qualquer pessoa que nos represente, nós queremos saber.

Você tem a opção de reportar anonimamente através do Alô Agropalma. Sua confidencialidade será mantida. Não toleramos retaliação contra qualquer pessoa que, de boa-fé, levante uma preocupação ou participe de uma investigação.

1.Recebimento do registro

É importante que você traga o máximo de detalhes quando for realizar o seu registro. Tanto por voz ou de forma escrita, todos os detalhes fornecidos contribuirão para a condução das investigações. Por exemplo: O que aconteceu; as pessoas envolvidas; quando aconteceu; onde aconteceu.

2.Transcrição

Uma vez que uma reclamação é registrada, os reclamantes têm a confirmação de que seu caso está no sistema, a partir do resumo público disponível no site (Monitoramento de Registros do Alô Agropalma). Quando o reclamante quiser se identificar, a confirmação pode ser feita também por telefonema, e-mail ou presencialmente.

3.Direcionamento

Os relatos que contêm alegações em categoria baixa são sugestões de melhorias de processo, elogios, solicitações de contato comercial. Os casos que não são enquadrados como categorias baixa ou sensível serão enquadrados como categoria moderada.

Os relatos que contêm alegações em categoria sensível são descritos abaixo:

  • Negociação injusta ou fraudulenta
  • Suborno e corrupção
  • Discriminação, assédio moral, assédio sexual e violência
  • Desrespeito aos direitos humanos
  • Desvios de conduta

4.Investigação

Para garantir que a investigação seja confidencial, envolveremos apenas as pessoas necessárias. Nossa Diretoria Administrativa ou Gerência de Auditoria podem realizar entrevistas confidenciais com funcionários, contratados ou qualquer pessoa que considerem relevante para a investigação.

5.Compartilhamento de respostas

Uma vez concluída a investigação, o resumo da resposta estará disponível no site www.agropalma.com.br através do formulário Monitoramento de Registros do Alô Agropalma. As respostas podem ser dadas por meio de cartazes fixados nos quadros de avisos, e-mail, telefone, nos diálogos diários ocorridos no campo ou nas indústrias ou até mesmo pessoalmente ao usuário do canal.

6.Recurso ou apelação

A pessoa reclamante poderá aceitar ou não a resposta dada pela companhia. Após recebimento da resposta ou do conhecimento do resumo apresentado no formulário Monitoramento de Registros do Alô Agropalma a pessoa reclamante terá um prazo de três semanas para se pronunciar através das opções de conexão apresentadas na etapa 1.

É importante que a pessoa reclamante também comunique a Agropalma nos casos em que a resposta tenha sido aceita, mas as ações de solução previstas não tenham sido executadas pela empresa.

7.Fechamento

O status do registro é especificado como “Fechado” no formulário Monitoramento de Registros do Alô Agropalma.

O prazo para resposta à demanda é de três semanas, podendo ser antecipado. No entanto, podemos precisar de mais tempo para assuntos complexos.

Você poderá verificar no site, Monitoramento de Registros do Alô Agropalma o resumo das ações tomadas para cada registro recebido. 

Quando você optar por deixar seu contato, você também receberá diretamente a resposta das ações tomadas. 

O Alô Agropalma foi estabelecido para proporcionar um processo transparente, aberto e previsível através do Procedimento de recebimento, resposta, negociação e solução de queixas e reclamações. Esse procedimento também visa atender aos Princípios e Critérios para a produção sustentável de palma 2018 da RSPO.